Magazine Sanemar

Página Inicial

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que é ser profissional?

Durante toda a minha vida profissional eu ouvi as pessoas repetirem a mesma frase, nós temos que ser profissionais. Isto acontece principalmente naquelas horas em que parece que a situação perdeu o controle. Mas afinal, o que significa ser profissional?

A resposta depende do ponto de vista.

Muito provavelmente seus superiores definem a palavra como vestir a camiseta da empresa, ser responsável ou assumir mais responsabilidades, se doar para a empresa, ser colaborativo e engajado e por ai afora.

Para o dicionário, ser profissional simplesmante significa saber fazer o que você diz que faz.

Se você diz que cozinha, você realmente tem que saber como preparar refeições.

Isso significa que você deve saber tudo no seu ramo de atividade?

NÃO. Significa apenas que se você não souber o básico para exercer com competetência suas atividades, então você não é um profissional do ramo.

Por exemplo, nem todo o cozinheiro sabe fazer pratos especializados em determinados tipo de culinária.
O cozinheiro que faz a comida do dia-a-dia, pode não ser especializado em preparo de pratos refinados. Mas mesmo assim ele é um profissional da área de culinária.

Em todos os ramos de atividades, existem oportunidades para o profissional aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

A especialização deve fazer parte das metas pessoais de cada profissional.

Com base nisso, surge outra pergunta. Afinal, o que é profissionalismo?

Profissionalismo é tudo que o seus superiores definem para a palavra profissional, mas que na verdade diz respeito a seus objetivos pessoais para o seu próprio crescimento profissional.

Em outras palavras, o profissionalismo nada mais é que o exercício de tornar-se melhor naquilo que sabe fazer, seja extudando, pesquisando, treinando, aprendendo com seus colegas, praticando ou se superando.

Note que o foco destas duas palavras é sempre a pessoa e não a empresa.

Uma empresa não torna uma pessoa profissional, mas é o meio para a pessoa aprender a ser um profissional, ou seja, aprender a fazer uma atividade de forma competente.

É também na empresa que um profissional pode exercer o profissionalismo, buscando aprimorar seus conhecimentos nas atividades que exerce.

Mas porque, do ponto de vista dos nossos superiores, esta definição não é aceita desta forma?

A resposta para esta pergunta é um pouco mais complexa.

Existem diverssos interesses diferentes que permeiam o âmbito nos cargos de maior responsabilidade.

Muitas vezes, sermos cobrados do nosso profissionalismo, não significa que não saibamos fazer nossas atividades. Pode significar que as mesmas não estão sendo exercidas com esmero.

Outras vezes pode significar que não estamos nos dedicando as mesmas, ou seja, estamos sendo relapsos.

O que não podemos encarar como sendo um xingamento ou uma provocação, mas podemos encarar como um aviso ou um desafio para um novo patamar.

Alguns líderes de equipe fazem algumas cobranças que nos parecem extravagantes e desnecessárias para testar se estamos nos dedicando em nossas próprias carreiras, exercendo o profissionalismo.

Da nossa parte, basta apenas sermos sutis o suficiente para distinguir entre uma chamada de atenção, uma cobrança, um xingamento e um abuso de poder.

O importante é termos em mente, que nenhuma empresa representará o fim da nossa carreira profissional,por mais impactante que tenha sido a experiência vivida nela. Mas certamente, todas as empresas por onde passarmos serão um meio onde podemos nos tornar melhores naquilo que fazemos, e são elas as responsáveis pelo nosso crescimento tanto como pessoas, quanto como profissionais.

Portanto as definições de nossos superiores devem ser entendidas apenas de uma forma, use todos os meios disponíbilizados pela empresa para seu aprimoramento e invista este aprimoramento nas suas atividades, sejam elas exercidas dentro da empresa, ou na comunidade ou na sua própria vida.

Isso não significa nos doarmos para a empresa, mas significa nos doarmos para a nossa carreira, para os nossos objetivos, mesmo que eles implequem em seguir uma carreira dentro deste empresa.

Mas o que temos que estar atentos é que um relacionamento de troca, sempre será lucrativo para ambos os lados, tanto para a empresa, quanto para o profissional.

Toda a pessoa que mantém o foco na sua carreira e busca exercer o profissionalismo nas oportunidades que sugem todos os dias, certamente alcançará seus objetivos e obterá o sucesso pessoal e profissional.

Para refletir:

"Na era do conhecimento o mais importante é se conhecer. O auto-conhecimento nos norteará na busca pelo nosso crescimento em todos os sentidos."

"Todas as situações vivenciadas durante nossa existência estão repletas de oportunidades. Algumas são únicas e estas fazem a diferença, já outras são somente oportunidades para fazermos o melhor para nós mesmos."

Nenhum comentário :