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quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BPM X SOA

BPM x SOA (Service-Oriented Architecture):

SOA é um conceito de arquitetura baseada no alinhamento das operações de TI com as estratégias de negócio da organização por meio do desenvolvimento ou uso de serviços de negócio que possibilita a integração e manutenção de diferentes softwares
existentes na organização, colaborando para a implementação das constantes
alterações nas regras de negócio, de forma ágil, flexível e econômica.

SOA permite o desacoplamento e a independência entre os sistemas existentes ao
mesmo tempo em que promove a integração destes, tanto funcional quanto
estrutural, e, desta forma, promovendo a automatização dos processos de negócio.

Podemos definir serviços são componentes autônomos, que "encapsulam" as regras, a
estrutura de dados e os recursos para interface com o usuário interface com
outros serviços (troca de mensagens).

Quais os requisitos necessários para o uso e implementação de SOA?

1 - Modelagem e simulação de processos de negócio.
2 - Orquestração dos processos de negócio como um conjunto de
serviços.
3 – Componentização e reuso de serviços.
4 – Integrações de aplicações.
5 – Gerenciamento dos processos.
6 – Monitoração dos processos de negócio.

Como o BPM se encaixa no contexto de SOA?

Bem, BPM não é apenas uma metodologia de mapeamento de processos. O principal
objetivo dela é otimizar e automatizar as atividades do processo de negócio.

Tendo isso em mente, as tecnologias disponíveis para implementação de soluções
vem a favor do objetivo. É ai que entra o SOA.

Como tudo está muito teórico, vamos dar um exemplo simples. Todo dia 05 de cada
mês, um determinado funcionário realiza o pagamento de todos os funcionários da
empresa, via transferência eletrônica, usando o site da instituição financeira e
um sistema proprietário para conferência dos dados. Após a realização desta atividade, ele deve fazer a conferência manual de cada transferência feita. Esta atividade de conferência poderia ser automatizada.Pois, por meio de execução do nosso fluxo mapeado, digamos que consuma um dia inteiro de trabalho de um funcionário. Podemos dizer que, implementando um serviço em que a instituição disponibilize uma listagem das transações realizadas e o sistema da empresa recebesse isso e validasse automaticamente, alertando os casos onde ocorreram problema, o funcionário não precisasse perder um dia inteiro em uma atividade manual, sujeita a falhas humanas. Pode-se mapear o fluxo do processo que este serviço realizaria, é possível medir a eficiência do mesmo, fornecendo subsídios para a implementação ou não deste.

Os serviços dão suporte às funções intrínsecas nas atividades dos processos, quer
sejam executadas pelos participantes, quer sejam automáticas.

O uso de BPM no mapeamento dos processos de negócio onde esteja identificado a
aplicação do SOA, possibilita a otimização na utilização destes serviços,
tornando possível o gerenciamento da relação entre os serviços e os processos de
negócio afetados por estes.

Para refletir a respeito:

“Para quem tem somente martelos, todo problema é um prego.“

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